Fragmentos de óleo são recolhidos em praia de Aracruz, ES

Por G1 ES
Fragmentos do óleo continuam se movimentando pelo litoral do Espírito Santo e agora foram encontrados em mais um município: Aracruz, ainda na região Norte do Estado. Segundo o Ibama, os resíduos de pequena dimensão foram recolhidos em Praia Formosa.
Na manhã desta quarta-feira (13), também foi informado pelo Ibama o encontro de fragmentos na praia de Regência, em Linhares, onde fica a Foz do Rio Doce. O local já foi afetado por outro desastre ambiental: o da lama da Samarco, há quatro anos. Militares do Exército contaram que fizeram a vistoria no rio e não acharam nenhum fragmento.
Esses materiais recolhidos recentemente estão sendo analisados pela Marinha para saber se trata-se do mesmo óleo encontrado no Nordeste, mas segundo o Ibama, são as mesmas características.
Óleo no ES
Ao todo, nove praias do estado foram atingidas pelo óleo. Elas ficam nos municípios de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz, no litoral Norte do Espírito Santo.
As praias confirmadas foram: Guriri, Barra Nova e Urussuquara, em São Mateus; Barra Seca, Pontal do Ipiranga, Povoação, Degredo e Regência; em Linhares; e Praia Formosa, em Aracruz.
Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema
De acordo a Marinha, as equipes já recolheram cerca de 473 kg de areia e materiais orgânicos, sendo uma quantidade mínima de óleo, nas praias do Espírito Santo. O material encontrado é fragmentado.
As praias atingidas não foram interditadas para banhistas. Equipes das prefeituras, voluntários e Marinha atuam na limpeza do litoral.
São Mateus
Em São Mateus, a menos de 100 quilômetros da divisa com a Bahia, foi o primeiro município capixaba a registrar o aparecimento do óleo. A substância foi recolhida nas praias de Guriri, Barra Nova e Urussuquara.
O rio Mariricu, que deságua na praia de Barra Nova, onde há confirmação de fragmentos do óleo, terá a foz fechada novamente pela prefeitura. O rio foi fechado no sábado (9) para a proteção do estuário, mas a maré cheia o reabriu.
Na manhã desta terça-feira (12), óleo foi encontrado no rio por uma equipe de limpeza. Por isso, a Marinha e uma equipe da prefeitura fechou o Mariricu novamente.
Fragmentos de óleo são encontrados em rio Mariricu, em São Mateus, no Norte do ES
O rio Cricaré, que abastece São Mateus e também o município vizinho de Conceição da Barra, é uma preocupação da prefeitura. Se o rio for atingido, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem água.
Linhares
Na praia do Pontal do Ipiranga, em Linhares, o óleo apareceu pela primeira vez na manhã de domingo (10). O material também foi encontrado em Barra Seca, Povoação e Degredo.
De acordo com a prefeitura, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares vai realizar o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar.
No final da tarde de domingo (10), foram coletados pequenos fragmentos de óleo na Praia do Surf, Sede de Conceição da Barra. A Marinha do Brasil foi notificada através do Gabinete de Gestão de Crise, recolheu os resíduos e os encaminhou para análise. Ao todo foram coletados aproximadamente 600 gramas da substância.
De acordo com o Ibama, também há registros da chegada do óleo em Itaúnas e na Foz lado norte do Rio São Mateus. O material ainda vai passar por análise.
Manchas de óleo
As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer no dia 30 de agosto, na Paraíba. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas
O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Últimas notícias
- 13/11/2019 - Fragmentos de óleo são recolhidos em praia de Aracruz, ES
- 11/10/2019 - Em ranking nacional de saneamento, Matão está na categoria mais elevada.
- 30/09/2019 - Sobe para 113 o número de locais com manchas de óleo em praias do Nordeste.
- 06/09/2019 - Em dez anos, energias renováveis quadruplicaram no mundo
- 23/08/2019 - Fumaça de queimadas afeta voos, barcos e lota hospitais.
- 16/08/2019 - Jovens do Programa Aprendiz Legal, do CIEE, visitam a CMS
- 01/08/2019 - Ameaçados de extinção, restam menos de 19 botos vaquitas no mundo
- 17/07/2019 - Vendedor cria barreira ecológica para retirar lixo e salvar rio em que aprendeu a nadar na infância
- 01/07/2019 - Aquecimento e desmate poderão cortar Amazônia ao meio em 2050
- 14/06/2019 - Alunos do IFSP visitam a CMS