CMS conscientiza a população sobre os prejuízos do descarte de resíduos não domésticos

Os resíduos não domésticos, ou materiais atípicos, lançados indevidamente na rede de esgoto representam um obstáculo significativo para o tratamento e sua destinação correta, além de causar prejuízos devido à grande probabilidade de entupimentos nas tubulações públicas e residenciais. Para enfrentar esse desafio, a CMS (Companhia Matonense de Saneamento), em parceria com a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, continua a campanha de conscientização “Juntos Cuidamos Mais".

 

Mas o que é o esgoto atípico? Trata-se de qualquer substância ou material lançado nas redes de esgoto que não seja tratável pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) por não ter as características de resíduos domésticos. Essas substâncias incluem produtos químicos, óleos, graxas, estopa e diversos resíduos industriais, além de papéis, plásticos, tecidos, embalagens diversas e outros materiais que obstruem a tubulação causando rompimentos e transbordamentos. E, se chegam à ETE, prejudicam a eficácia do tratamento do efluente, ou seja, o trabalho de remoção de matéria poluidora, para posterior lançamento no Rio São Lourenço dentro dos padrões exigidos por Lei.

 

Nesse sentido, a campanha "Juntos Cuidamos Mais", desenvolvida pela CMS e pela Prefeitura de Matão desde o início do ano, é um esforço contínuo para conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar práticas de descarte responsável nas residências e, principalmente, nas empresas em geral.

 

O trabalho em conjunto garante a proteção do meio ambiente, o funcionamento eficaz da ETE e evita gastos desnecessários com a manutenção das redes, tanto públicas quanto residenciais, ocasionadas pelos transbordamentos, rompimentos das tubulações obstruídas pelos materiais atípicos descartados irregularmente, ou ainda, com o pagamento de multas, já que a Legislação proíbe essa prática e pune rigorosamente os infratores.

 

A destinação correta dos resíduos gera benefícios para todos, com destaque à preservação da saúde das pessoas. Este trabalho começa em nossas casas e empresas, uma vez que cada tipo de resíduo deve ser tratado e destinado da forma correta. Por exemplo, os resíduos dos serviços da saúde, gerados por clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios, são coletados diretamente nos estabelecimentos por empresa especializada contratada pela Prefeitura, e têm destinação controlada por serem contaminantes.

 

Já os resíduos industriais, devem receber os tratamentos adequados para destinação, conforme as classificações e exigências dos órgãos fiscalizadores. Esse tratamento é de responsabilidade das próprias empresas, sendo que os efluentes devem ser tratados internamente nas unidades de produção para depois serem descartados, sendo que a parte residual sólida, deve ser coletada e destinada por empresas especializadas.

 

Além dos materiais atípicos, outra prática ilegal é lançar água de chuva ou de lavação de quintais, pátios e calçadas nas redes de esgoto doméstico. O correto é que essa água seja direcionada para a rede pluvial,  e não lançada na rede de esgoto. Vale lembrar que a essa prática contribui também com as enchentes e o retorno do esgoto para as casas, devido à saturação das redes.

 

Portanto, a questão do tratamento e destinação de resíduos é mais ampla do que pode parecer. Cuidar da separação, tratamento e disposição correta dos resíduos gera inúmeros benefícios, entre eles: diminui a quantidade de lixo dispensada no meio ambiente, reduzindo a poluição; gera economia de recursos públicos; e garante a preservação ambiental e a qualidade da saúde da população.

 

Para saber a maneira correta de fazer o descarte dos resíduos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone 3383-4500.


Data da Notícia : 08/11/2023

Últimas notícias